Mini Countryman S E faz até 20,8 km/l

Repost de Quatro Rodas

Mini Cooper Countryman é conhecido pelos amantes da marca como o SUV dos Minis. E a fama é justificável graças ao fato de compartilhar a plataforma UKL2 com os irmãos BMW X1 e X2 proporcionando dimensões consideráveis, próprias de um SUV. Pelo jeito, a receita agrada o público, já que o Countryman é responsável por 35% das vendas da Mini no país.

A novidade para a linha 2021 é a chegada de uma nova versão híbrida, a SE All4 Top, que vem se juntar à SE All4 como a mais completa entre as duas versões sustentáveis.

O Countryman híbrido começou a ser vendido em versão única no fim de 2018 e, segundo a marca, teve uma aceitação surpreendente. Tanto que a expectativa é de que as versões híbridas representem 70% do mix.

Para a linha 2021, além da nova versão, a família inteira recebeu uma pequena reestilização, com algumas mudanças de design. Os destaques estão nos para-choques redesenhados e na nova grade dianteira. Há ainda um novo desenho dos faróis, que agora são direcionais e de led, mas o que chama a atenção são as lanternas traseiras com a bandeira do Reino Unido.

Mini Countryman 2021
Lanternas traseiras de led formam o desenho da bandeira britânica Fernando Pires/Quatro Rodas

O ponto de partida para a mecânica é o mesmo motor 1.5 da versão de entrada (Countryman de R$ 199.990), mas há ainda o impulso extra de um motor elétrico de 88 cv. Juntos, eles entregam 224 cv de potência e 39 kgfm de torque.

É com esse conjunto, aliado a um câmbio automático de seis marchas, que o Countryman híbrido se mostrou vigoroso, acelerando da imobilidade a 100 km/h em 6,7 segundos – isso no modo Sport. Entre os modos de condução, o Sport é o mais nervoso, tornando as acelerações e retomadas mais vigorosas graças às mudanças nas respostas do acelerador e do câmbio. 

Veredicto

O Countryman SE traz a versatilidade da esportividade aliada aos benefícios que só a eletricidade pode proporcionar.

Teste

Aceleração
0 a 100 km/h: 6,7 s
0 a 1.000 m: 28,3 s – 173 km/h
Velocidade máxima: 197 km/h*

Retomadas
D 40 a 80 km/h: 3,2 s
D 60 a 100 km/h: 4 s
D 80 a 120 km/h: 4,8 s

Frenagens
60/80/120 km/h a 14,7/25,9/59,9 m

Consumo
Urbano: 20,8 km/l
Rodoviário: 16,9 km/l

Preço
R$ 264.990

* Dado de fábrica

Ficha técnica

Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12V, turbo, injeção direta, 1.499 cm³; 136 cv a 4.400 rpm, 22,4 kgfm a 1.300 rpm; motor elétrico, 88 cv e 16,8 kgfm; potência combinada: 224 cv; torque combinado: 39,2 kgfm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração integral
Suspensão: duplo A (dianteira) / multilink (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)
Direção: elétrica
Dimensões: comprimento, 429,7 cm; altura, 155,9 cm; largura, 182,2 cm; entre-eixos, 267 cm; peso, 1.715 kg;
tanque, 36 l; porta-malas, 405 l

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